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ACEITAÇÃO E SEGMENTAÇÃO DO MERCADO DE PRODUTOS DERIVADOS DA CARNE DE PERU AgEcon
Pulici, Rodrigo; Alves, Flavio Rocha; Gameiro, Augusto Hauber.
Nos últimos anos, a avicultura brasileira tem apresentado grande crescimento na produção e a criação de perus acompanha - de certa forma - este desempenho. Como o frango de corte, grande parte da produção de carne de peru é exportada. Todavia, o frango de corte tem o consumo no mercado interno bastante consolidado, o que já não ocorre com o consumo de derivados de peru, que se apresenta bastante baixo, apesar do crescimento nos últimos cinco anos. A presente pesquisa analisou a estratégia de segmentação do mercado dos produtos à base de carne de peru, o comportamento de compra baseado nos preços desses produtos no varejo vis-à-vis os dos derivados de frango e as possíveis causas do baixo consumo per capita brasileiro. A pesquisa foi realizada em três...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Carne; Peru; Varejo; Consumidor; Segmentação; Meat; Turkey; Retail; Consumer; Segmentation; Livestock Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/108968
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Assimetria na Transmissão de Preços e Poder de Mercado: o caso do mercado varejista de etanol no estado de São Paulo Rev. Econ. Sociol. Rural
Santos,Jaqueline Zani dos; Aguiar,Danilo R. D.; Figueiredo,Adelson Martins.
Resumo:A presença de poder de mercado no varejo de combustíveis tem preocupado os brasileiros, motivando investigações dos órgãos antitruste e pesquisas econômicas. Entretanto, a carência de dados apropriados tem dificultado a estimação de indicadores diretos de poder de mercado, restando a possibilidade de se usar séries de preços. O objetivo deste estudo é identificar a presença de poder de mercado no varejo de etanol em cidades de diferentes tamanhos. O método usado consiste em verificar se aumentos e reduções de preços são transmitidos assimetricamente aos consumidores, assumindo que transmissão mais intensa de aumentos de preços está relacionada à presença de poder de mercado. Foram utilizadas séries de preços mensais em níveis de distribuição e...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Poder de mercado; Transmissão de preços; Varejo; Etanol..
Ano: 2015 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032015000200195
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Avaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de caso Rev. Bras. Frutic.
Silva,Cintia de Souza; Perosa,José Matheus Yalenti; Rua,Paulo Sérgio; Abreu,Carlos Luiz Milhomen de; Pântano,Silvio César; Vieira,Cássia Regina Yuriko Ide; Brizola,Rubem Marco de Oliveira.
O objetivo do presente estudo foi a determinação das perdas físicas e econômicas de banana em diferentes equipamentos varejistas na Cidade de Botucatu - SP e suas possíveis causas. Os equipamentos foram sorteados aleatoriamente. As informações foram coletadas através da aplicação de questionário para a determinação das perdas de três variedades de banana. O resultado mostrou perda global de 39 toneladas, correspondente a 11,1% da quantidade comercializada, sendo 10,5% em supermercados, 15,0% em quitandas/sacolões e 10,6% em feiras livres. O valor total das perdas anuais atingiu R$ 35.038,00, em valores de maio de 2002. A manipulação excessiva do cliente, excedente de oferta, uso de embalagem inadequada e baixa qualidade da fruta foram as principais causas...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Banana; Perdas; Varejo.
Ano: 2003 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452003000200012
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA LADDERING AgEcon
Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Sette, Ricardo de Souza; Pimenta, Marcio Lopes.
O crescimento do mercado mundial de alimentos orgânicos nos últimos dez anos tem aumentado a demanda por estudos relacionados a esse tema. Os supermercados têm se mostrado agentes relevantes na distribuição desses produtos no Brasil e no exterior. Este trabalho tem por objetivo descrever as características do comportamento do consumidor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicas na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Mais especificamente, buscou-se evidenciar tal comportamento com base no encadeamento entre atributos, conseqüências (benefícios que esses atributos são capazes de prover) e valores pessoais dos consumidores. Foram realizadas trinta entrevistas em profundidade, sendo que, para a coleta, análise e interpretação dos dados, utilizou-se a...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Alimentos orgânicos; Comportamento do consumidor; Varejo; Valores; Cadeia de meios e fins; Laddering; Organic food; Consumer behavior; Retail; Values; Means end chain; Agribusiness; Food Consumption/Nutrition/Food Safety.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109669
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Desenvolvimento de tomate de mesa, com o uso do método QFD (Desdobramento da Função Qualidade), comercializado em um supermercado Horticultura Brasileira
Marcos,Sissi K.; Jorge,José Tadeu.
Para atender as exigências do consumidor, relativas ao tomate de mesa, oferecendo um produto de qualidade, e reduzir as perdas pós-colheita, aplicou-se o método QFD ao tomate comercializado em um supermercado. Avaliou-se o potencial de uso dessa ferramenta, bem como sua aplicabilidade a um produto hortícola, tendo-se realizado o desdobramento da qualidade, com o trabalho conduzido na loja Carrefour D.Pedro, em Campinas. Desenvolveu-se um produto a partir das características exigidas pelo consumidor, estabelecendo-se como concorrente o tomate 'Carmem'. A cada etapa do método, as decisões foram tomadas após discussões norteadas pelas características inerentes ao produto e suas relações com a metodologia. O lote piloto, com as características exigidas pelos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Lycopersicon esculentum; Planejamento da qualidade; Pós-colheita; Comercialização; Varejo; Consumidor.
Ano: 2002 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000300019
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Distribuição de hortaliças no Brasil. Infoteca-e
LUENGO, R. de F. A.; JUNQUEIRA, A. H..
bitstream/item/107343/1/CNPH-DOCUMENTOS-16-DISTRIBUICAO-DE-HORTALICAS-NO-BRASIL-FL-07826.pdf
Tipo: Circular Técnica (INFOTECA-E) Palavras-chave: Pós- colheita; Varejo; Distribuição; Brasil.; Agregação de Valor; Abastecimento; Hortaliça; Mercado..
Ano: 2002 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/773414
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Levantamento de perdas em hortaliças frescas na rede varejista de Mineiros Horticultura Brasileira
Tofanelli,Mauro BD; Fernandes,Marilaine de S; Carrijo,Núbia S; Martins Filho,Oscar B.
No presente trabalho realizou-se um levantamento das perdas no mercado varejista de olerícolas in natura no município de Mineiros (GO) a fim de fornecer informações que possam auxiliar em ações específicas ao setor para se diminuir as perdas de hortaliças frescas no varejo local. Foram realizadas pesquisas em oito supermercados, duas quitandas e uma feira-livre, entre dezembro/05 e janeiro/06 mediante aplicação de questionários. Foram levantados os volumes comercializados, as dez maiores perdas na semana, o principal motivo causador das perdas e as principais providências internas e externas no equipamento de varejo considerado. Dentre as hortaliças relacionadas pela pesquisa, o tomate, a melancia, a cenoura, a batata e o repolho foram as olerícolas que...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Hortaliças; Perdas; Comercialização; Varejo.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362009000100024
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O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras Rev. Econ. Sociol. Rural
Gameiro,Augusto Hauber; Gameiro,Mariana Bombo Perozzi.
Apesar da idéia consagrada de que arroz é uma commodity e, portanto, pouco passível de diferenciação, há um grande número de produtos, com variação de tipo, classe, padrão, embalagem, marca etc. Observa-se significativa variabilidade nos preços, tanto entre diferentes marcas, fabricantes, lojas, como também para um mesmo produto, em um curto intervalo de tempo. Diante dessas constatações, questiona-se qual o efeito da estratégia de compra de arroz por parte dos consumidores sobre seus dispêndios. Este trabalho utiliza modelos matemáticos para simular o processo de decisão de compra dos consumidores com diferentes perfis de preferência, diante dos produtos nas gôndolas dos supermercados em uma cidade no estado do Rio Grande do Sul e outra em São Paulo.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Arroz; Marca; Varejo; Preferência; Consumidor.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000400006
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Perdas de frutas frescas no comércio varejista de Mineiros-GO: um estudo de caso Rev. Bras. Frutic.
Tofanelli,Mauro Brasil Dias; Fernandes,Marilaine de Sá; Martins Filho,Oscar Barbosa; Carrijo,Núbia Sousa.
O presente trabalho teve como objetivo realizar levantamento das perdas de frutas frescas nos mercados varejistas do município de Mineiros-GO, bem como suas causas e providências a serem tomadas. Para isso, foram realizadas pesquisas mediante visitação aos equipamentos varejistas (supermercados, quitandas/sacolões e feira livre) para aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que, semanalmente, são perdidos 3,2% do volume de frutas comercializado em Mineiros e que os supermercados, por serem os principais mercados varejistas, são predominantes no volume de perdas. Os mercados varejistas citaram o armazenamento inadequado (falta de refrigeração) e as más condições de transporte (rodovias sob condições ruins de conservação) como as principais...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Desperdício; Mercado de frutas; Varejo; Comercialização.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452007000300020
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Perfil do mercado varejista e consumidor de mamão dos grupos 'solo' e 'formosa' do Distrito Federal -DF Rev. Bras. Frutic.
Rangel,Sandro Bevilaqua; Fagundes,Geni Rodrigues; Falcão,Thales Cabral Cirqueira; Mendes,Ricardo de Sousa; Yamanishi,Osvaldo Kiyoshi.
Este estudo analisou os principais fatores envolvidos na comercialização do mamão em 27 supermercados e 27 varejões do Distrito Federal (Brasília e cidades satélites), no período de janeiro a dezembro de 2001. Entrevistaram-se 162 consumidores. Na tabulação e análise dos questionários, obteve-se: o principal fornecedor de mamão para o varejo foi a Ceasa-DF; a presença de danos físicos foi o principal aspecto observado pelos responsáveis pela compra; os frutos são expostos em prateleiras sem refrigeração, e o responsável pelo prejuízo ocasionado pelas perdas foi o próprio estabelecimento varejista. Os estabelecimentos varejistas diferenciaram-se em alguns tópicos, tais como: responsável pela compra, existência de contrato; forma de exposição dos frutos;...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comercialização; Mamão; Varejo; Consumidor; Qualidade.
Ano: 2003 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452003000100025
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